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  • Foto do escritorLucas Freitas

Yuri on Ice - Parte 2: Patinação artística, personagens secundários e a narrativa do amor

Atualizado: 20 de ago.

Continuando com as traduções da série de artigos sobre Yuri on Ice, veja como a patinação artística, o esporte que dá base à série, e os personagens secundários atuam no sentido de reforçar o tema principal do anime em sua narrativa do amor.


Arte de divulgação de Yuri on Ice

Então, acredito que já deu pra perceber que tivemos uma pequena desacelerada aqui nas publicações da Galeria. Isso se deveu ao fato de estar um pouco enrolado recentemente com a produção de alguns textos - que, espero, venham a vingar - o que terminou afetando o ritmo de lançamento de material por aqui.


Isso não significa que vou parar de escrever, apenas que vou precisar dar uma diminuída no ritmo de lançamento de novos artigos, pelo menos por um tempo.


Feito esse aviso, podemos começar = )


Hoje, retorno com a tradução da segunda parte dos artigos de Yuri on Ice escritos pela Victoria Berndt no thequotorium onde a autora aborda não só a função da patinação artística na série, mas também o modo como os arcos dos personagens secundários atuam no reforço do tema principal da série: a narrativa do amor.


Essa segunda parte foi publicado pela primeira vez em Maio de 2018, de modo que falta apenas mais um post para que a série de análises se encontre totalmente traduzida. Assim como no texto da parte 1 e no artigo sobre a influência dos quadrinhos norte-americanos na obra de Shigeru Mizuki, estou apenas traduzindo o artigo original, adicionando apenas algumas notas ao final do texto para algum ponto que achei interessante comentar.


Boa leitura = )



  • Yuri on Ice - Parte 2: Patinação artística, personagens secundários e a narrativa do amor


Por: Victoria Berndt

Tradução: Lucas Freitas

Publicado pela primeira vez em: 22/05/2018


Yuri on Ice - trecho do encerramento

Bem vindo de volta! Na nossa última conversa sobre Yuri on Ice, eu foquei em como a narrativa do anime faz uso do amor, dedicando uma atenção bem especial na dinâmica entre Victor e Yuri. Se você ainda não leu esse artigo, você deveria lê-lo para poder entender alguns dos pontos que vou desenvolver aqui. Desta vez, vou falar um pouco sobre como os personagens secundários, a patinação artística e várias outras técnicas de narrativa expandem o amor no anime. Pois, como iremos descobrir, a patinação artística não é só o esporte que dá base a Yuri on Ice, mas também é o grande dispositivo narrativo que o anime usa para discutir o amor.


Os programas de Yuri:


Um dos principais focos de Yuri on Ice está em explorar como os programas de Yuri se tornam extensões que promovem a narrativa do amor em outros aspectos que não o romance entre Yuri e Victor. Ao chegar em Hasetsu, Victor encarrega Yuri de realizar seu programa curto a partir de 'Eros'* com o intuito de surpreender a audiência apresentando um outro lado do patinador. Narrativamente falando,'Eros' possuí uma série de funções: ela estabelece o arco onde Yuri tem que desenvolver sua auto-confiança, ela revela seus sentimentos por Victor e o lança em um novo capítulo de sua carreira. Perceba como cada um desses resultados representa um aspecto diferente da vida de Yuri! A performance de Yuri também é interessante por conta de como ele interpreta a narrativa de 'Eros'. Primeiro, ele escolhe a roupa que Victor usou para sugerir os gêneros feminino e masculino. Não só isso, ao invés de se tornar o homem misterioso e galanteador da história, Yuri decide representar a mulher que seduz o galanteador, subvertendo o conceito da peça e a transformando para que ela passe a refletir melhor a si mesmo, sendo um foresahdowing** brilhante do modo como ele seduziu Victor na festa de Gala de seu último campeonato - ainda que ele não se lembre disso.


Yuri Katsuki se observando no espelho
Yuri altera a apresentação de 'Eros' para que assim possa contar melhor sua própria história

'Yuri on Ice', que eu já mencionei brevemente no meu último artigo, também merece ser comentado. Yuri vai utilizar seu programa livre*** para expressar as várias formas de amor que ele sente em sua vida, direcionando todas elas para Victor ao final da apresentação. Com o tempo, Yuri incorpora até mesmo o movimento de assinatura do patinador russo, o flip quádruplo****, numa tentativa de estabelecer uma conexão com seu técnico/amor. A progressão que vai de 'Eros' à 'Yuri on Ice' é interessante porque apresenta a curva de aprendizado de como Yuri se relaciona com os outros e sua própria visão de si mesmo. Os dois programas servem à narrativa do amor no sentido em que reúnem o desenvolvimento pessoal e profissional de Yuri. Ambas são trabalhadas a partir de seu amor por Victor, e é esse amor que o leva a se sair tão bem na competição para começo de conversa.


Yuri e Victor na apresentação de Gala
A apresentação em dupla reúne as narrativas de amor de Victor e de Yuri

Por fim, o programa apresentado por Yuri e Victor durante a Gala, `Stay Close to Me', também merece ser mencionado. Por mais que eu queira me concentrar nos personagens secundários neste artigo, 'Stay Close to Me' é um programa extremamente importante devido ao fato de apresentar dois patinadores de uma só vez. Até então, Yuri e Victor só haviam compartilhado um programa por meio de vídeo e, em um nível mais meta*****, através das edições que conectam suas apresentações. Na Gala, Victor e Yuri estão reunidos física e simbolicamente ao patinar 'Stay Close to Me' como uma dupla. Este é o auge da narrativa de amor apresentada pela patinação em Yuri on Ice, e vem como um produto dos programas curto e livre de Yuri.


Personagens secundários e seus programas:

 

O elenco de personagens de Yuri on Ice é quase extenso demais, e podemos perceber isso no modo como os episódios sofrem para dar a cada personagem uma quantidade decente de tempo de tela, o que termina gerando sérios problemas de ritmo no anime. Com tantos personagens a serem trabalhados em cada episódio, e tão pouco tempo para fazê-lo, a patinação artística se torna essencial para expandir a história sem sacrificar os ditos personagens. Essa "narrativa por meio da patinação" permite que os personagens secundários possam se desenvolver, introduzindo e resolvendo seus conflitos pessoais dentro do universo de seus dois programas - com cada apresentação ressaltando lados distintos do mesmo personagem. Esses programas também irão apresentar o amor em alguma forma, o que ajuda a gerar um referencial para a narrativa de Victuri. A inclusão de tantos personagens, no entanto, não é totalmente benéfica para a dinâmica do casal principal - de fato, vemos vários momentos entre os dois que são encurtados para que a história possa avançar e apresentar os programas dos personagens de apoio - ainda assim, é importante entender o porquê deles terem sido incluídos ali em primeiro lugar. A chave para essa questão se encontra no como o tema do amor é utilizado nas narrativas desses personagens. Eu irei falar brevemente sobre um competidor por arco de competição para mostrar como a progressão da narrativa de amor de Victor e Yuri também se reflete nos demais.


O arco de Georgi é um dos primeiros e mais claros arcos de personagem que fazem paralelo ao desenvolvimento de Victor e Yuri. Georgi levou um fora de sua namorada, Anya, há pouco tempo, e por isso, escolhe "coração partido" como tema de sua temporada de apresentações. Assim, ele usa roupas dramáticas, uma técnica mais agressiva e derrama toda sua emoção nos seus programas. Sem sombra de dúvida, eles incorporam o amor, ainda assim, o amor, ao menos como apresentado nos programas de Georgi, é algo vingativo, doloroso e direcionado.


Georgi outor patinador de Yuri on Ice
Georgi canaliza a dor de seu coração partido através da patinação

Como um dos primeiros programas de patinação a utilizar narrativa (ainda que muito possa ser dito sobre Minami Kenjiro, Phichit Chulanont e Chris GIacometti), o medo e a tristeza que Georgi sente por conta do amor espelha o modo como Yuri inicialmente se sentiu a respeito de seu lugar na vida de Victor. Mas enquanto Georgi fica preso no seu sentimento de traição e dedica muito tempo e energia em expressar esses sentimentos em seus programas, Victor e Yuri são dinâmicos, e estão trabalhando suas emoções em conjunto.


Yuri e Victor após sua primeira discussão
"Eu irei te salvar agora" - a música de Georgi toca enquanto vemos Yuri e Victor voltarem ao rinque de patinação após sua discussão

Diferente dos outros exemplos que irei discutir, o programa de Georgi faz bom uso da edição para mostrar como sua apresentação deve ser interpretada pelo espectador. Cortes são inseridos para a história de Georgi ter paralelos com Victor e Yuri em um nível não só técnico como também narrativo. Nas cenas acima, a letra da música do programa livre do patinador russo podem ser ouvidas enquanto Victor e Yuri se preparam para a apresentação do programa livre de Yuri, pouco tempo depois de sua discussão no estacionamento. O trecho, "Eu irei salvá-lo agora", pode ser direcionado tanto para Victor quanto para Yuri, uma vez que tanto Victor quer que Yuri recupere sua confiança quanto Yuri quer que Victor compreenda suas emoções. A contribuição de Georgi para a narrativa de amor estabelece Victuri desde cedo como um casal que está disposto à mútua compreensão, mesmo que isso implique em um coração partido.


Michele Crispino é outro exemplo bem importante de como os personagens secundários estendem a narrativa de Yuri e Victor. O arco de Michele envolve sua gradual separação de sua irmã, Sara, a quem ele protegeu, e dependeu, em um certo nível, durante toda a vida. Os programas de Michele refletem sua devoção à irmã, primeiro com um programa curto que lembra o amor cortês medieval*****, e depois com uma canção de amor agridoce. Em seu programa curto, Michele usa uma combinação de salto que é marca registrada a sua irmã, demonstrando, assim, como ela o inspira. O uso de saltos para chamar a atenção da pessoa amada não é uma característica exclusiva do patinador italiano, uma vez que Yuri fez exatamente a mesma coisa com o flip quádruplo, a técnica registrada de Victor. Assim, quando Michele faz o salto de Sara, a narrativa traz de volta à cena o relacionamento de Yuri e Victor, que se extende através do programa curto do patinador.


Sara, irmã de Michele Crispino e outra patidanora presente em Yuri on Ice
Michele usa a combinação de saltos de Sara para expressar o seu amor de modo similar ao que Yuri faz com o flip quádruplo de Victor

Em seu programa livre, Michele se liberta da influência de Sara, e as emoções que ele expressa enquanto patina tornam seu amor mais genuíno. Ao abrir mão de sua irmã, Michele reconhece o valor de Sara e passa a vê-la como algo além de sua irmã mais nova que precisa ser protegida. De fato, ela é muito mais do que isso, e é plenamente capaz de pensar por si mesma. Os programas curtos e livres levam o espectador a ver com clareza a transformação do amor profundo que Michele tem por sua irmã até o ponto em que ele passa a aceitar a maturidade de Sara e a necessidade de deixá-la ir para que ele possa se dedicar, e aprimorar, a si mesmo.


Sara discute com Michele, em mais uma das discussões de casais presentes em Yuri on Ice
O amor de Michele é desafiado quando Sara pede para que ele patine por si mesmo.

Até aqui tudo bem, mas como isso se relaciona com Yuri e Victor? Por que o arco de Michele é importante para a história? Eu acredito que a inclusão desse arco ajuda a estabelecer o quão fortes Victor e Yuri são mesmo quando separados. Nos Episódios 8 e 9, os dois tem que se separar devido a uma emergência envolvendo Makkachin, o cachorro de Victor. Assim, Yuri precisa aprender a patinar seu amor sem a presença do parceiro, e isso apenas fortalece a conexão entre os dois. De modo similar, Michele precisa aprender a patinar sem Sara, ao mesmo tempo em que precisa reconhecer a importância dela em sua vida. O arco de Michele, assim, serve de antecipação para essa separação de Victuri, se transformando, desse modo, em uma inserção inteligente na narrativa daquilo que, de outra forma, seria só mais fan service******. Aqui, assim como no caso de Georgi, os programas de Michele representam dois aspectos conflitantes do seu ser que precisam ser reconciliados. O desenvolvimento desse personagem ajuda a trazer a foco um dos aspectos da narrativa de Victuri: que é o fato do relacionamento ser formado por dois indivíduos que decidem ficar juntos depois de sua separação, como é confirmado ao fim do Episódio 9 quando Victor encontra Yuri no aeroporto.


Um outro patinador que tem grande importância no arco final de Yuri on Ice é ninguém mais, ninguém menos, do que JJ. Sendo um dos patinadores mais bem sucedidos da série, a marca registrada de JJ é composta por seu excesso de confiança e bravatas - além de suas perfomances impecáveis. Apesar de só acompanharmos sua história a partir do Episódio 8, o arco de Barcelona utiliza suas apresentações para apresentar como ele sucumbe à pressão. Perdendo suas deixas, errando os saltos, e até mesmo tendo um colapso durante sua apresentação, JJ se torna tudo aquilo que Yuri costumava ser. Esse desenvolvimento de JJ é interessante porque ele possuí o apoio de sua família, é noivo de seu grande amor e, no geral, parece ter tudo resolvido na vida. No entanto, são suas altas expectativas, assim como seu excesso de confiança, que o levam a perder seu lugar no pódio. JJ se descreve como alguém que não consegue ficar parado, e é justamente essa sua energia dinâmica que o leva à ruína durante o Grand Prix.


JJ na competição final em Yuri on Ice
JJ luta para conter seu amor durante a final do Gran Prix

 A paixão que JJ demonstra na sua patinação é o terceiro tipo de amor que Yuri on Ice explora. Seu noivado no Episódio 10 cria um paralelo imediato entre o noivado de Victor e Yuri, e a isso se segue o seu fracasso de no torneio. JJ vê seu noivado e sua carreira como provas de sua paixão. De fato, amor é um dos conceitos que alimentam JJ, e, no fim, é o amor que o rodeia que o faz seguir em frente. No entanto, a paixão do patinador muitas vezes se mistura ao seu ego, ainda que JJ não seja totalmente auto-centrado. Ele apenas tem problemas para se controlar, o que o transforma em um patinador extremamente poderoso. Seus dois programas são uma prova do porquê de sua autoridade no mundo da patinação, onde ele literalmente se chama de "Rei JJ". No GP, no entanto, esses mesmos programas ganham um novo sentido. Ao invés de o elevarem, eles o reduzem à sua essência como um indivíduo apaixonado navegando pelo mundo. Seu noivado é o principal motivo que o faz servir de paralelo para Victuri mas, ainda assim, esse noivado é apenas um dos aspectos da paixão de JJ. E é essa paixão que volta para pegá-lo no gelo, local onde todo o desenvolvimento narrativo de Yuri on Ice deve acontecer.


JJ e sua noiva
O noivado de JJ mostra como sua paixão pode se transformar em algo destrutivo mesmo com suas melhores intenções

Diferente de Georgi ou de Michele, ambos com relacionamentos que testam seu amor, e ambos patinadores que usam sua arte para canalizar esse processo, JJ mal consegue segurar sua paixão. Seu "estilo JJ" não só dá identidade a sua patinação, como também é sua filosofia de vida. Ele não tem controle, e é essa sua inabilidade de ficar parado que define seu papel em Barcelona. Quando comparado à Victuri, a definição de amor de JJ não tem compreensão, algo que Victor e Yuri lutam para ter nos episódios finais à medida em que decidem quais serão seus próximos passos. Assim, JJ é uma anomalia bem interessante devido ao seu talento e fontes de apoio, de modo que seu inesperado fracasso no torneio pode ser lido como um reflexo do Yuri pré-Victor, servindo como um lembrete para a audiência tanto do quão longe ele chegou desde seu encontro com Victor quanto do modo como ele conseguiu recuperar sua carreira.


Precisamos falar sobre Yurio:


Dentre todos os patinadores, Yuri Plisetsky é um dos personagens mais interessantes do anime porque ele simplesmente não se encaixa totalmente em Yuri on Ice. Ele não tem tempo de tela o suficiente para ser um personagem principal, ainda assim, ele está na abertura da série; não acompanhamos o suficiente do seu crescimento para entender seu sucesso mas, ainda assim, ele é o vencedor do GP - até mesmo seu relacionamento com Otabek é pouco explorado. Yurio é um personagem tão contraditório e interessante que preciso dedicar uma sessão inteira para analisá-lo!


Yurio - o outro protagonista de Yuri on Ice
O papel de Yurio na narrativa do amor nem sempre faz sentido, apesar de sua importância para o desenvolvimento de Yuri

Certo, então qual é o ponto com Yurio?? Qual é seu papel no grande esquema da narrativa do amor? Sendo um personagem basicamente responsivo, ele é colocado em situações apenas para reagir contra as decisões de Yuri, e assim criar um desenvolvimento. Ele compete com Yuri pela atenção de Victor, ele o derrota no GP, e, por fim, ascende sobre todos os demais personagens do anime. Suas características, ainda que sejam bem pouco desenvolvidas - infelizmente - ainda ganham peso quando colocadas em oposição às de Yuri, sendo esse o modo como Yurio se torna tão bem sucedido na competição. No Episódio 12, é revelado que ele admirava Yuri desde o último GP, não só isso, sua performance final tem como objetivo encorajá-lo a continuar patinando. Sob essa perspectiva, Yurio funciona como um contraste*******, só tendo sentido quando comparado com os demais personagens. Assim, ele é melhor compreendido em seu programa livre, onde aperfeiçoa sua técnica, tira vantagem do ambiente ao seu redor, e, não menos importante, usa sua vontade para vencer os demais competidores e inspirá-los com sua habilidade.


Yurio treinando com Victor
As tentativas de Yurio de patinar 'Agape' geralmente terminam dando errado, uma vez que ele se esquece do sentimento por trás do programa

O único problema que tenho com Yurio como personagem é que, apesar de seus triunfos, ele nunca aprende nada. Seu programa pode ser chamado de 'Agape', mas ele não demonstra um pingo de ágape ao longo de Yuri on Ice. Ele é egoísta, determinado, e ainda que tenha um certo carinho para aqueles que lhe são próximos, ele não desenvolve nenhum tipo de ágape como resultado disso. Até mesmo em sua última performance, Yurio percebe que não está completamente em sintonia com seu tema, o que estraga sua experiência. Isso é bem interessante principalmente quando comparado ao seu programa livre, onde ele está em seu auge, se arriscando e se esforçando em direção à perfeição. Esse é o Yurio que a audiência conhece, então, qual o sentido da inclusão de 'Agape'?


Yurio conversa com seu avô, único membro de sua família que aparece em Yuri on Ice
Lilia tenta enquadrar o ágape de Yurio em torno de suas interações com os outros, mas essa interpretação excluí o verdadeiro papel que Yurio desempenha em Yuri on Ice

No Episódio 11, Lilia Baranovskaya percebe que Yurio experiencia o ágape através de seu relacionamento com os outros, sendo este o motivo de seu crescimento. Essa afirmação é parcialmente verdadeira se consideramos que é a entrada de Yurio na categoria sênior que faz com que ele interaja mais com outros patinadores, assim como aprenda até onde ele pode chegar ao aprimorar habilidades. Ainda assim, Yurio conta apenas consigo mesmo para alcançar seus objetivos. Não que seus relacionamentos com Otabek, seu avô, Yuri ou Victor sejam completamente inúteis, mas acontece que ele não muda seu jeito de ser a partir do apoio deles. Eu gostaria muito de ter uma forma mais clara de dissecar o personagem de Yurio, mas parece que este patinador, dentre todo o elenco de Yuri on Ice, é aquele que se encontra mais dividido entre seus programas de patinação. Ao passo que os programas dos demais patinadores possuem uma linha clara para expressar o amor, um conflito e uma resolução, Yurio está em guerra com seu tema. Ágape não é sua resposta natural ao amor, e a curva de aprendizado que ele experiencia em seu programa curto é, no melhor dos casos, incompleta. Por mais que o anime ofereça várias oportunidades para que Yurio desenvolva relações significativas com os outros, ele não precisa sacrificar nada para obter seus objetivos, e isso é um dos motivos que me deixou tão perplexa com o seu sucesso.


O Esporte como Suporte:


A habilidade com que Yuri on Ice usa a patinação artística para conduzir a narrativa é algo que me fascina bastante, principalmente quando consideramos que essa é uma modalidade completamente diferente dos demais esportes. Aqui, os personagens provam suas forças ao patinar suas histórias e emoções, o que termina fazendo com que o esporte seja não só um pano de fundo para seu desenvolvimento, mas também como uma forma de colocá-los como agentes no seu contexto. A narrativa de amor em Yuri on Ice não é um tema passivo que paira sobre a história. Antes, ela está ativamente envolvida em cada um de seus aspectos, e isso incluí a patinação artística.


Yuri declara suas intenções de ganhar a medalha de ouro no Grand Prix
Os programas de Yuri e suas experiências com o amor convergem no momento em que ele entra na competição.

Quando cada personagem sobe no gelo, eles instantaneamente entram em um mundo física e emocionalmente complexo onde cada expressão pode gerar pontos. Assim, a conexão emocional com seus programadas deve ser forte. Em casos como o de Leo de la Iglesia ou Cristophe, por exemplo, a emotividade dos seus programas é praticamente intrínseca aos seus corações, e isso resulta em grandes performances. Para outros patinadores como Seung-gil Lee ou Mickey, no entanto, - e até mesmo para Yurio, no aspecto emocional - a conexão é mais superficial e isso resulta em performances medíocres ou terríveis. Assim, a narrativa de amor se torna uma parte essencial de como os personagens de Yuri on Ice obtém seu sucesso. Afinal, para obter esse sucesso, eles precisam estar cientes de suas emoções. E isso vale até para Yuri, como pode ser visto no quão terrível foi sua última apresentação antes de conhecer o amor! Com um foco tão grande na expressão e na performance, o amor que esses personagens sentem deve ser canalizado para que eles possam patinar bem.


Patinando para a História:


O modo como a narrativa se vale da patinação artística em Yuri on Ice e o modo como cada personagem se encaixa é algo especial. Apesar do grande elenco e da quantidade de histórias que eu nem sequer tive tempo de comentar, a patinação artísitica consegue representar a história de cada personagem e estendê-la ao mundo de suas experiências. A narrativa do amor não se vale apenas da dinâmica de Victuri para provar seu ponto - ela se vale de todos os recursos ao seu redor para providenciar uma mensagem direta e bem focada.


Yuri Katsuki realizado o flip quádruplo em Yuri on Ice
O flip quádruplo de Yuri leva seu amor do rinque para Victor. E assim a patinação ganha emoção!

Neste post, eu me dediquei a dissecar o modo como a narrativa do amor se encaixa no caso dos personagens secundários e, por extensão, com o esporte que os une. Ainda que eu espere falar mais sobre anime de esportes no futuro aqui no meu blog, Yuri on Ice é com certeza um anime que não se restringe apenas à patinação no gelo, e é isso que nos leva a fazer essa análise sobre o amor. A patinação é só uma parte do quadro maior. Apesar de ainda querer falar sobre um ponto em particular neste post, eu acredito que será melhor abordá-lo na Parte 3. Então, fiquem ligados para o próximo post, onde vamos falar sobre como Yuri on Ice usa o storytelling e a estrutura de conto de fadas para alcançar seus objetivos!



Notas:



* Eros - uma das músicas que servirá como base para o desenvolvimento dos personagens em Yuri on Ice. Tendo por base uma mesma música, duas versões são apresentadas aos dois Yuris - Katsuki e Plisetsky. Eros será a versão desginada ao protagonista, enquanto que sua outra versão, Ágape, ficará com Yuri Plisetsky, vulgo Yurio. Como apresentado no texto, essa escolha por parte de Victor busca trabalhar aspectos que são vistos como faltantes em cada um dos jovens patinadores (confiança em Katsuki e delicadeza em Plisetsky), visto que tanto Eros quanto Ágape representam aspectos diferentes do amor ( Eros = paixão, atração física; Ágape = um amor mais transcendente e amplo)


** Foreshadowing - Técnica narrativa que poderíamos traduzir como antecipação. Aqui algo é apresentado de modo sutil em determinado ponto da história para nos levar a esperar pelo desdobramento disso no futuro.


*** Programa livre - Na patinação artística, as apresentações se dividem em 2 modalidades: o programa curto (algo em torno de 2m50s) e o programa longo (cerca de 4m). Esse último também é conhecido como programa livre. Curiosamente, o programa curto surgiu primeiro na patinação em pares, sendo posteriormente adotado na patinação solo para assumir o lugar das figuras compulsórias (compulsory figures) - que foram encerradas como modalidade em 1990.


**** Flip Quadrúplo - Na patinação artística, podemos definir os saltos em duas modalidades, toe e edge, sendo essa definição dada a partir de qual parte da lâmina é iniciada o movimento. Os Saltos toe são aqueles que se originam na parte da frente da lâmina, e se dividem em 3 que são o flip, lutz e toe loop. O flip é um salto em que o patinador utiliza a perna livre para ganhar impulso e saltar, girando antes de voltar ao chão. Como é mais fácil ver do que explicar, você pode conferir a primeira vez que o Shoma Uno realizou o quad flip:



**** meta - Meta,no caso, se refere a metalinguístico, vindo de metalinguagem, o processo onde se utiliza uma linguagem para se falar sobre ela mesma, ou, como bem define o Brasil Escola: "como uma mensagem que evidencia a própria linguagem utilizada nela. "



***** amor cortês - O Amor Cortês (que também pode ser conhecido como Amor Cortês Medieval) é um conceito surgido na Baixa Idade Média Europeia ( séculos XI - XIV), responsável por gerar um modo de vida, com suas próprias regras e etiquetas, como também por se materializar em uma série de mitos e gêneros literários, dentre eles, o romance.

Segundo Barros (2011,p.196), temos que: "O Amor Cortês encontra seus principais veículos de expressão nas cantigas dos trovadores, nos romances corteses, nas “cortes de amor” e, em muitos casos, nas próprias “vidas” dos poetas-cantores que percorriam as cortes feudais da Europa Medieval e que por vezes acabavam transformando a sua própria existência errante em uma autêntica obra de arte."

Dentre suas principais características, temos: "(...) o Amador devotado, a Dama idealizada e socialmente inatingível, o marido ciumento, e até mesmo os losengiers que denunciam a paixão clandestina. Da mesma forma, aparecem intrincados neste romance trágico alguns dos tradicionais paradoxos do Amor Cortês: a relação íntima entre Amor e Morte, o imbricamento entre Nobreza e Sofrimento, bem como o confronto entre o Casamento socialmente condicionado e o Verdadeiro amor, levado até as suas últimas conseqüências trágicas (..)" (idem, p.197)

Em resumo, pense na tradicional história de amor envolvendo cavaleiros medievais.


****** fan service - talvez este seja o termo mais conhecido aqui, mas vamos lá: fan service é o nome dado a eventos, ações e acontecimentos que estão presentes em uma determinada obra apenas para agradar aos fãs, não possuindo uma função narrativa.


******* contraste - então, o termo originalmente utilizado é foil character. Esse termo é utilizado para designar um personagem cuja função narrativa é justamente estabelecer um contraste com outro. Diferente do antagonista, no entanto, esse constraste tem o intuito de ressaltar alguma qualidade do protagonista ( pense no caso do Dr. Watson para o Sherlock Holmes, por exemplo).


 

Referências:


Agape (música completa no Youtube)

Eros (música completa no Youtube)

Artigo - O Amor Cortês - Suas Origens e Significados do Prof. Dr. José D'Assunção Barros

Brasil Escola - Metalinguagem

Cambridge Dictionary - Fan Service Definition

Figure Skating BR - O que são os programas curto e longo

História do Mundo - Amor cortês medieval

Instituto de Psicologia Aplicada - Amor: os 3 tipos de amores dos gregos

Masterclass - Writing 101 - What is a Foil Character in Literature

Olympics.com - Saltos da patinação artística

Patinando e Cantando - Saltos Flip, Lutz e Flutz: Você sabe a diferença?

Shouma Uno - Quad Flip

thequotorium - Yuri on Ice Part 1: Love as Narrative (Artigo original)

thequotorium - Yuri on Ice Part 2: Figure Skating, Secondary Characters, and the Love Narrative (Artigo original)


 


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