Retrospectiva 2024 - Parte I - Publicações:
- Lucas Freitas
- 26 de dez. de 2024
- 6 min de leitura
Continuando com nossa tradição, vamos dar início à retrospectiva de 2024. Nessa parte 1, pretendo falar um pouco sobre as publicações que saíram nesse ano, além de algumas outras experiências bem interessantes.

"Então é Natal, e o que você fez?" Muita coisa, Simone. Muita coisa.
Desde que comecei este site, em 2023, muita coisa tem acontecido por aqui. Apesar de 2024 ter sido um ano que, tenho quase certeza, fez seu possível para destruir a todos, conseguimos sobreviver. E, mais do que apenas sobreviver, viver.
Assim como 2023, 2024 foi um ano bem prolífico para este que vos escreve. Se no ano passado fiz minha primeira participação em uma live, neste, participei do episódio 20 do Microfone Hiperativo , além de ter dado meus pitacos sobre o maravilhoso Showa Genroku Rakugo Shinju, no Despautada. Não só isso, passei também a escrever para o blog da Comic House, na coluna Correio da Meia-Noite.
Essas, assim como outras participações, você encontra na sessão Participações, do site.
Assim, não é exagero dizer que este foi um ano extremamente produtivo, produção essa que teve reflexo não só nos artigos do site, como também, em participações nas antologias. E é justamente sobre elas que vou comentar um pouco.
Antes disso, porém, que agradecer uma vez mais à você que agora está lendo estas linhas. Obrigado pela pela companhia, e pela leitura, deste e dos demais textos que apareceram por aqui no surtado ano de 2024. Você foi uma parte bem importante desse processo e, sem sua companhia, esse site poderia até existir, mas não seria, nem de longe, tão divertido quanto é. Assim, meu mais sincero obrigado ˆˆ
Agora podemos começar a falar um pouco mais sobre as publicações de 2024.
Retrospectiva 2024 - Publicações:
Se 2023 foi um ano bem movimentado, 2024 seguiu no mesmo ritmo, com um aumento significado da minha participação em antologias.
Ao todo, foram 10 participações em antologias, com 4 delas sendo o resultado de seleções ainda de 2023, e 1 com previsão de lançamento para 2025. Isso sem falar da participação no Anthology Deathmatch da Lendari.
Mas vamos por partes, sim?
Dando continuidade à minha paixão pelo folclore, que você pode conferir em outros trabalhos e textos meus, como no conto De Castigo ou no cordel O Encontro do Lobisomem Americano com seu Primo Capelobo, e com base no excelente Geografia dos mitos brasileiros, de Câmara Cascudo, produzi 2 contos acerca deste temática: o Dia da Caça (Carnage), que coloca um caçador incauto em rota de choque com o Anhangá, e o Prosa (Dark Angels ) a história de uma aparição de uma Mula sem Cabeça narrada por uma senhora do interior que, apesar de renegar o hábito de fofocar, parece saber muito sobre as coisas que acontecem na sua cidadezinha.

Para este último conto, tentei uma abordagem diferente do mito tradicional da Mula, seguindo uma linha bem próxima de um outro texto meu - As Moradoras de Xochimilco - continuando a tentar de trazer novas perspectivas e visões para velhas histórias - abordagem essa a quem sou imensamente grato à minha companheira, Gaby, que não apenas me ensina bastante em nossa convivência, como também me inspira a procurar novos temas e formas de contar histórias, me levando a refletir não só sobre as histórias, mas também sobre tudo aquilo que elas trazem consigo.
Seguindo uma linha bem próxima, o conto Brasil, lançado na antologia Corações das Trevas, da Cyberus, segue nessa linha, com uma reimaginação da intervenção dos vampiros durante o período colonial brasileiro, a partir de uma ideia discutida com um grande amigo - abraço Hícaro!
Também em 2024, tive minhas primeiras experiências como autor convidado!

Sim, nesse último ano, tive a oportunidade de participar de 3 antologias como autor convidado. Pela Lendari, participei das antologias Antediluvianos: O amanhecer da escuridão e O caso do viajante de Taured, cada uma com um conto (e com previsão de lançamento para 31/12/2024), já estando em pré-venda na Amazon. Pela Carnage, participei do ano 2 da antologia Folclore Hostil, com o conto "A Casa do comendador".
Não só isso, tive também a grande honra de ser convidado para escrever o prefácio da nova edição da revista Diário Macabro. Essa edição, a nona, marca o retorno da revista após um pequeno hiato, sendo o começo de uma nova fase para um dos carros chefes da editora Diário Macabro.
Sendo bem sincero, talvez estes tenham sido os textos mais difíceis do ano. Não tanto por conta da temática, mas conta da "pressão" de participar como autor convidado. Como disse, essa foi minha primeira vez e não minto que fiquei bem nervoso no processo de escrita, sem saber se conseguiria entregar os contos no prazo ou não.
Mas, felizmente, tudo deu certo no final ˆˆ
E já que falamos na Lendari, também foi nessa editora que vem a primeira confirmação de publicação em 2025 - na nova edição da antologia Creepypasta, com um conto que toma por base uma lenda popular da internet. Qual? Bem, aí você vai precisar esperar para ver ; ) - assim como também da participação de um torneio bem inusitado, o Anthology Deathmatch: uma competição entre antologias, escolhidas por voto popular, para saber qual será publicada pela editora.
Se você ficou curioso sobre o Deathmatch, fiz este pequeno post no Instagram falando um pouco sobre esse concurso. Da mesma forma, você também pode conferir a página oficial do mesmo para saber mais.
Uma outra surpresa bem legal veio da editora Tábula, com o lançamento da Espada & Feitiçaria. Nesta revista, dedicada à esse subgênero da Fantasia, participo com o conto Na Corte do Mago do Deserto, onde uma tentativa de invasão termina dando errado, ou, pelo menos é isso o que parece. Os leitores mais atentos podem perceber uma certa semelhança do protagonista, vestido com os mantos de um sacerdote do sol, de um outro conto, O Habitante do Monte Azir, publicado em 2023 em Os Outros Deuses.
Se são o mesmo personagem, bem, isto cabe a você descobrir.
Por último, e não menos importante, tive também o prazer de participar da antologia A Última Aula, da editora Orlok, onde pude brincar um pouco com algumas histórias que ouvi em minha época de estudante no conto Hora da Saída, e estreando em um subgênero que é o terror em escolas, algo que, até então, nunca havia considerado fazer.
Em resumo, esse foi um ano em que as loucuras do dia-a-dia se alternaram com resultados bem legais, e só posso esperar que 2025 possa seguir em uma pegada parecida. Se tivesse que destacar uma produção para este ano, acho que iria com o Prosa, pelo exercício divertidíssimo que foi tentar fazer um conto que parecesse realmente uma prosa de interior, puxando muito mais os elementos da conversa na criação da narrativa.
Bem, acredito que isto resume bem a situação das publicações de 2024. Caso tenha ficado interessado em ler mais de minha produção, você pode conferir uma lista com os meus trabalhos, assim como os links de onde adquirí-los, na sessão Bibliografia do site.
Para te ajudar com isso, deixei separados aqui os links de alguns dos contos mencionados ao longo do artigo. Em sua maioria, são links de afiliado da Amazon, de modo que, ao comprar por lá, é uma força a mais que você dá para este que vos escreve.
Prosa (antologia Nordeste assombrado)
Dia da caça (antologia Aqueles que surgem com o medo)
Das Profundezas (antologia Na Trilha do terror - Ano 2)
Brasil (antologia Corações das Trevas)
Na Casa da bruxa (antologia Antediluvianos: O amanhecer da escuridão)
Vossa Majestade (antologia O caso do viajante de Taured)
A Casa do comendador (antologia Folclore Hostil - Ano 2)
Na Corte do Mago do Deserto (revista Espada & Feitiçaria)
Hora da Saída (antologia A Última aula)
De Castigo (antologia Predadores Noturnos)
As Moradoras de Xochimilco (antologia Lugares para jamais visitar)
O Habitante do Monte Azir (antologia Os Outros deuses)
Aproveitando, caso tenha ficado curioso para ler o Geografia dos mitos brasileiros (que eu recomendo) do grande Câmara Cascudo, segue o link da Amazon abaixo:
Geografia dos mitos brasileiros - Câmara Cascudo
Seguindo com nosso costume de 1 ano, no próximo texto, vou falar um pouco mais sobre a experiência do site em si, então, fique atento que já já tem material novo por aqui!
Comments