E encerrando a retrospectiva de 2023, hoje vou falar um pouco sobre este site, e alguns dos posts em que mais me diverti trabalhando.
Então, chegamos em 2024. Para você que lê estas linhas, um feliz 2024 para você! Que este ano seja repleto de realizações e felicidades para você e para toda sua família, seja ela de sangue, seja de escolha.
Não só isso, espero poder contar com sua presença por aqui ao longo deste ano que se inicia = )
Agora, que tal começarmos o ano com mais um texto?
Retrospectiva 2023 - Posts:
Então, para quem ainda não conhece o site, o Galeria da Meia-Noite surgiu em 2023, tendo por base 3 princípios:
Organizar em só lugar os contos que já publiquei;
Oferecer um local para reunir notícias de editais que estão aceitando contos;
Oferecer um local para reunir notícias de projetos interessantes no Catarse;
Ter um lugar onde pudesse exercitar um pouco a elaboração de textos que não fossem ficção;
Admito que o primeiro ponto é autoexplicativo, uma vez que um site é um bom cartão de visitas, além de permitir organizar de maneira fácil os lançamentos e registros dos contos e outros trabalhos que já foram lançados.
Já o segundo tópico, ele veio de uma necessidade que tive nos meus primeiros dias como escritor, que foi o de encontrar locais que aceitassem contos para publicação. Porque, ainda que a autopublicação seja sempre um caminho, é comum - e como eu sei disso - que autores em início de carreira não tenham ainda confiança em seu texto, de modo que começar por antologias não só permite que você comece a ganhar essa confiança, como também conhecer mais pessoas envolvidas no meio literário, aumentando, assim, seu leque de experiências.
Da mesma forma funciona o terceiro ponto, visto que o Catarse sempre traz uma série de belos projetos de editoras e autores independentes que, muitas vezes, não tem tanta divulgação quanto deveriam.
Por fim, temos o exercício da escrita de não ficção. Como já mencionei na Parte I dessa retrospectiva, por conta do perfeccionismo manter uma certa constância na escrita sempre foi uma dificuldade. A isso, temos o fato de que para criar um artigo, eu sempre procuro trazer um conteúdo que, se não completo, ao menos seja rico em informação, de modo que possa não só informar o leitor, como também servir como uma base para pesquisas futuras. Tudo isso, claro, trazendo minha perspectiva sobre algum tópico em particular.
Desnecessário dizer que isso pode ser bem difícil.
Ainda assim, modéstia a parte, acredito que consegui apresentar conteúdos bem interessantes ao longo deste último ano, produzindo alguns textos dos quais me orgulho bastante, tanto pela quantidade de informação que consegui trazer, como também pela diversão que foi pesquisar e trabalhar nos mesmos. Dentre eles, temos o post de apresentação do Miles Morales, feito por sugestão da Jaqueline Donin, amiga e leitora aqui da página, a quem agradeço bastante não só pela sugestão, como também pela leitura = ) Um outro obrigado muito especial vai para o grande Carlos Augusto, fonte indispensável para a discussão sobre One Piece que apareceu aqui na página.
Mas para que você não fique só com a minha palavra sobre o assunto, você pode conferir esses posts aqui:
Sobre Narrativa:
Sobre Quadrinhos:
Bem, estes foram os meus artigos favoritos do último ano. Mas e quanto à você? Teve algum que você sentiu falta de ver por aqui? Se sim, pode comentar - ou mandar aquele email para falar um pouco sobre qual seu artigo favorito.
Da mesma forma, se tiver alguma sugestão ou recomendação, pode falar por aqui = )
Ah, uma vez que já encerramos nossa restrospectiva, já podemos começar os trabalhos para o ano de 2024, então se prepare que, daqui para frente estaremos trabalhando só com material novo! Te vejo lá.