No primeiro post do Mês das Bruxas, vamos falar um pouco sobre um dos meus arcos preferidos de xxxHollic, que também é uma releitura de um de meus contos preferidos.
E finalmente chegamos em Outubro. Sim, o Mês das Bruxas ˆˆ Acho que, de todas as tradições e rituais estrangeiros, o Dia das Bruxas sempre foi o que mais comunicou comigo. Quando era mais novo, pensei que era por conta da ideia de sair por aí fantasiado e se entupindo de doces, e ouvindo histórias e mais histórias de terror.
Hoje, sei que não era bem por aí - e vamos falar mais sobre isso no texto que vou preparar especialmente para o dia 31/10.
Toda essa introdução está aqui apenas para dizer que, ao longo do mês de Outubro, vou preparar uma série de textos especiais sobre terror, quadrinhos, mangás e filmes, tentando discutir ou conversar um pouco sobre o gênero.
No artigo que vai abrir nosso mês, pensei em falar um pouco sobre um dos arcos que mais me cativou em xxxHolic, série que, inclusive, vai voltar a ser publicada por aqui no ano que vem.
A história que vamos comentar começa no capítulo 31 da série, e vai até o 35 e nos apresenta a história de uma jovem com grandes sonhos e ambições ainda maiores, que se depara com um objeto peculiar.
Mas antes de começarmos, que tal falarmos um pouco sobre xxxHolic?
xxxHolic - Penhores na Casa da Bruxa:
Para quem não conhece, xxxHolic é uma série da CLAMP, grupo de mangakás hoje formado pelo quarteto composto por Nanase Ohkawa (roteirista principal do grupo) e pelas artistas Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi, lançado em 25 de julho 2003 e que teve sua conclusão, pelo menos da primeira série, em 9 de março de 2011.
No mangá, acompanhamos a história de Kimihiro Watanuki, um jovem colegial que é atormentado por espíritos e visões que apenas ele consegue ver. Em dado ponto, ao fugir de uma dessas assombrações, o jovem terminado sendo atraído para a loja/mansão de Yuuko Ichiara, uma bruxa capaz de conceder desejos, por um preço. O preço para a realização desses pedidos varia de acordo com o pedido em si, sendo a única regra a de que o pagamento tenha um valor igual àquilo que está sendo pedido. Assim, em troca de ajuda com suas visões, Watanuki se compromete a ajudar Yuuko com sua loja, além de, de quebra, se tornar o auxiliar/cozinheiro da casa.
Indiretamente, também - e muito contra sua vontade - Watanuki também é introduzi pouco a pouco no universo místico de Yuuko, aprendendo cada vez mais sobre os caminhos da magia deste, e dos demais mundos.
Ao longo da narrativa, novos personagens vão se integrando ao elenco, como Shizuka Doumeki, rival/aliado/alvo de sentimentos conflitantes de Watanuki e Himawari Kunogi, paixão do protagonista, trazendo novos conflitos e desenvolvimentos para a história.
Falando sobre a série em si, três fatores tornam xxxHolic um espetáculo a parte: sua arte, seu tom e seu papel no universo da CLAMP. Mas vamos por partes, sim?
Apesar de não ser um grande fã do estilo da CLAMP, xxxHolic tem uma das artes mais deslumbrantes que já vi em minha curta existência. Os traços longos e languidos que dão forma aos personagens, assim como os intricados cenários fortemente influenciados pela art nouveau e sempre carregados pela fumaça onipresente do kiseru (aquele cachimbo alongado japonês) de Yuuko, dão ao mangá uma atmosfera de estranheza e magia, conduzindo o leitor, desde a página um, por um mundo que, apesar de similar, é claramente diferente do seu.
Ao cenário e ao clima tão peculiar criados pela arte de xxxHolic, se junta uma narrativa que, ainda que quase sempre voltada para o misticismo, nunca deixa de levar em conta o elemento humano. De fato, apesar dos itens mágicos e das viagens entre dimensões, praticamente todas as histórias de Yuuko e seu assistente apresentam seres humanos que precisam lidar com seus próprios desejos, sentimentos e crises, sendo o sobrenatural apenas uma forma através da qual esses dilemas ganham forma física e eventual resolução.
Na verdade, podemos inclusive dizer que este é um dos pontos mais característico de xxxHolic, visto o peso que a série dá ao papel do indivíduo em cada situação. Pois, por mais que a bruxa dimensional ou Watanuki estejam dispostos e presentes para ajudar, muitos dos casos de xxxHolic são resolvidos a revelia de suas participações, com os personagens encontrando sua salvação, ou perdição, a partir de suas próprias ações e decisões. Assim, apesar do papel do destino e do sobrenatural, o papel da agência sempre recaí nos seres humanos, que podem se enredar, ou desenredar, nos fios de seus próprios destinos.
Por fim, o terceiro ponto de interesse em xxxHolic, está no papel que a série ocupa no universo da CLAMP. Graças aos poderes de Yuuko, tanto a bruxa quanto sua casa se encontram em uma espécie de nexo dimensional que unifica todas as séries do grupo de artistas. Desse modo, não é tão incomum que, no meio da leitura, venhamos a nos deparar com personagens e referências de outras séries, como Gouhou Drug, Cardcaptor Sakura e, mais importante, Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE, cuja história se encontra intimamente relacionada à de xxxHolic.
Bem, uma vez apresentado um pouco sobre a série, que tal falarmos um pouco sobre o outro elemento deste post, a Pata do Macaco?
A Pata do Macaco, ou cuidado com aquilo que você deseja:
Falar sobre o conto A Pata do Macaco, do inglês W.W.Jacobs (1863-1943) não é bem uma tarefa fácil. Escrito em 1902, este talvez seja um dos contos de horror mais famosos da literatura, tendo influenciado autores como Stephen King, que discorre sobre ele em seu livro Dança Macabra, como também sendo fonte de um sem número de referências e paródias, incluindo aí um belo episódio dos Simpsons de Dia das Bruxas:
Para aqueles que nunca leram o conto, que pode ser encontrado em uma série de antologias - que vou recomendar ao final do post - como também online , aqui vai um breve resumo do conto - com spoilers, claro:
Numa noite, enquanto recebem a visita do filho e de um amigo, os White, um casal de idosos ouve as histórias incríveis que esse amigo, um militar que havia servido na Índia, tem para contar. Uma dessas histórias, como você pode adivinhar, é sobre uma pata de macaco que, preparada por um místico indiano, teria o poder de conceder três desejos a quem quer que lhe pedisse. Esses desejos, no entanto, são sempre realizados mediante um preço terrível, uma vez que a intenção do místico era fornecer uma prova cabal de que ninguém poderia fugir do destino.
De posse desse objeto, o viajante tenta queimá-lo na lareira, ao que é impedido pelo dono da casa que salva a pata de macaco e lhe faz o primeiro desejo para testar a veracidade da história. Seu desejo? A bagatela de 200 libras. Apesar de descrente, a princípio, o homem é logo convencido dos poderes da pata quando, no dia seguinte, um representante da fábrica onde seu filho trabalhava aparece para lhe pagar as mesmas 200 libras que ele havia pedido à paca. Esse pagamento, como o pai logo virá a descobrir, não vem de graça, sendo o valor referente ao seguro pago pela fábrica devido ao falecimento de seu filho em um acidente de trabalho.
Tomados pela dor e pelo choque, o casal tenta continuar com sua vida, até que a mulher, não aguentando mais a dor que a morte do filho lhe causou, pede ao marido que ele deseje que seu filho volte à vida. O marido, já ciente da troca bizarra que a pata é capaz de fazer, e ciente do estado do corpo de seu filho, resiste à princípio, mas é logo convencido pela esposa a realizar seu segundo desejo.
E é então que, pouco tempo depois, batidas se fazem ouvir na porta.
Acreditando que seu filho voltou dos mortos, a esposa é tomada por uma onda de alegria e ansiedade, querendo logo correr para abrir a porta para o recém-chegado. Enquanto isso, o marido lhe implora para que ela não faça isso, ciente do que ela poderia ver do outro lado, mas é sumariamente ignorado, sendo deixado sozinho com seus pensamentos no andar de cima, enquanto que, lá embaixo, continuam a bater na porta.
Cada vez mais ansioso e receoso, o homem ouve enquanto sua esposa luta para destrancar a porta e dar entrada ao morto vivo. Assim, no auge de seu desespero, ele recorre à pata para um último desejo: que seu filho pudesse voltar para o local de onde havia vindo. A pata treme, e, encolhendo seu último dedo, concede o desejo do homem, deixando que sua esposa abra a porta para o vazio da noite.
Obviamente, este é um resumo bem corrido e bem fraco, que não pretende reproduzir a atmosfera e a condução do conto de Jacobs, mas que consegue oferecer uma breve apresentação do ponto da história, o famoso tropo do "cuidado com o que você deseja", principalmente porque todo desejo tem seu preço, como veremos no arco de hoje de xxxHolic.
xxxHolic e o arco da Pata do Macaco ( Caps 31 - 35):
Antes de começarmos, um aviso: essa sessão vai ter uma apresentação com spoilers de tudo o que acontece no arco, então, se você não quiser perder a chance de ler essa história pela primeira vez, recomendo que você pule essa sessão, ok?
Observação!
Então, antes de começarmos, um pequeno adendo: uma vez que não possuo, ainda, os exemplares físicos de xxxHolic, estou usando a numeração dos capítulos geralmente utilizadas por fóruns e outros sites de preservação de mangás. Digo isso porque parece haver uma discrepância na ordem dos capítulos aqui no Brasil e os lançados no exterior. Assim, para fins de dúvida, creio que, na edição norte-americana essa história se passe entre os capítulos 18 - 21, aproximadamente.
Nossa história se inicia com um dia de faxina, com Watanuki levando os itens da loja de Yuuko para fora para tirar a poeira. É durante esse processo que somos apresentados àquela que será o ponto focal desta narrativa, a jovem Nanami, uma estudante universitária cuja interesse por antiguidades a faz visitar brechós e antiquários por toda a cidade.
Ao chegar na loja de Yuuko, Nanami logo se interessa por um curioso relicário florido - que, diga-se de passagem, emite uma aura sinistra, como quase tudo na loja - e, imediatamente, deseja comprá-lo para si. A bruxa dimensional, aparentemente descontente com a escolha da jovem, tenta dissuadi-la de sua escolha, dizendo que aquele objeto não iria lhe servir. No entanto, diante da insistência da estudante, ela cede, mas não sem antes estabelecer uma condição: de que a jovem jamais tente abrir o relicário.
E é com esse aviso sinistro que encerramos a parte 1 da história.
A parte dois se inicia com Watanuki e seus amigos aproveitando o horário de almoço da escola. O almoço, até então tranquilo apesar dos chiliques do protagonista, é interrompido com a chegada de Nanami, que, supresa por encontrar o jovem ali, logo descobre que ele ainda é um estudante, e lhe diz que em breve irá começar a estagiar naquela mesma escola.
A coincidência do encontro não passa despercebida pela estudante universitária, que relata que coisas como aquela são bem recorrentes em sua vida. Ao toque do sinal, o grupo se despede, com Doumeki observando, não sem uma certa preocupação, que Nanami mantém seu interesse em abrir o relicário, apesar dos avisos de Yuuko.
Preocupado, o jovem tenta falar com a bruxa sobre suas preocupações, dizendo até mesmo estar preparado a tentar pegar o relicário de volta, sendo prontamente dissuadido disso por sua chefa que lhe diz que aquilo seria inútil, uma vez que a jovem não ouviria ninguém além dela mesma, estabelecendo assim a imutabilidade do que está por vir.
E essa previsão toma forma no dia seguinte quando, onde um novo reencontro com a estudante culmina com a abertura do relicário por Himawari - a paixão de Watanuki - o que nos leva a ver, pela primeira vez, o item que se encontrava em seu interior: uma pata de macaco.
Se esses dois últimos capítulos de xxxHolic atuaram como a introdução, é a partir do capítulo 33 que a história se inicia. Com a pata de macaco em mãos, Nanami, decide realizar o primeiro teste, desejando que chova na escola. Ao que é atendimento quase que imediatamente. Preocupado e surpreso, Watanuki volta para o trabalho e relata para Yuuko sobre o ocorrido, ao que a bruxa se limita a comentar que o destino da jovem está em andamento, e que o resultado final de sua aventura não parece muito promissor.
É apenas no dia seguinte, quando conversa com seus amigos a respeito do ocorrido, que Watanuki entende a real extensão do problema, ao descobrir que, no dia da chuva, toda a água da piscina da escola simplesmente desapareceu, ao que Doumeki sugere que talvez, a pata funcione por meio de uma troca, oferecendo algo bom em contrapartida de algo.
No nosso próximo encontro com Nanami, vemos a jovem sentada na sala de seu apartamento, constando que a pata de macaco é realmente genuína, e desejando que a mesma lhe traga uma mandala que havia visto há algum tempo na vitrine de um antiquário. Seu pedido, assim como o anterior, é atendido, o que deixa com a certeza de estar de posse de um item mágico, ainda que completamente ignorante do custo dessa barganha.
No penúltimo capítulo do arco, temos Yuuko conversando ao telefone com o antiquário que teve a mandala "roubada", informado que ele não deveria se preocupar, uma vez que, em breve, essa história ira ser resolvida.
Essa previsão sinistra da bruxa dimensional é logo acompanhada por mais um encontro de Watanuki com Nanami, onde a jovem, extremamente feliz, comenta que a pata é um artigo genuíno que já realizou dois de seus desejos. Percebendo a aura sinistra do objeto, tanto Watanuki quanto Doumeki tentam alertar a estagiária dos riscos que ele representa, uma vez que todo desejo sempre irá pedir algo em troca, com o próprio Doumeki lembrando que sempre algo de ruim termina acontecendo com o portador da pata. Nanami, por sua vez, apenas desdenha da observação do jovem, crente de que sua própria sorte a protegerá das repercussões de seus atos.
Essa resolução de Nanami é logo transmitida a Yuuko, que não parece estar nem um pouco supresa. De fato, como ela mesma diz "a pedra não para depois que começa a deslizar. Ela continua a rolar, até o fim do caminho."
A previsão da bruxa é acertada, uma vez que, ao se deparar diante de um relatório extremamente difícil, a jovem universitária realiza mais um desejo, e, com ele, consegue que seu trabalho alcance um resultado ímpar.
Agora, porém, restam apenas mais 2 desejos para a jovem Nanami, e nossa história entra em seu capítulo final.
E é aqui que as coisas começam a dar errado.
Tendo dormido demais, Nanami perde a hora, correndo o risco de chegar atrasada no trabalho. Desesperado, ela pensa que, se algum acidente acontecesse, ela poderia usar o fato como justificativa para seu atraso. Mas esse pensamento seria apenas um pensamento? Pois, sem aviso, a pata ouve o pensamento da jovem, e providencia para que um homem caía na frente do trem, interrompendo o fluxo do dia-a-dia bem diante dos olhos aterrorizados da jovem.
O evento a perturba sobremaneira, atrapalhando até mesmo as funções de seu trabalho. Esse fato é percebido por Watanuki que, não conseguindo conversar com a jovem, apenas a vê envolvida por uma nuvem densa e pesada.
De volta à sua casa, a jovem se desespera. Corroída pela culpa por conta do acidente, ela se debate com suas próprias dúvidas, tentando entender o que havia acontecido. Afinal, aquilo foi apenas um pensamento, não um desejo. Ainda assim, a pata agiu, lhe deixando apenas com mais um desejo.
E é justamente nessa hora que seu telefone toca.
Tensa, Nanami atende o telefone, apenas para se ver conversando com seu professor que, sem perder tempo, começa a questioná-la a respeito de seu relatório, a acusando de ter roubado as informações do mesmo. Cada vez mais acuada, a estudante começa a perceber as consequências dos desejos realizados pela pata.
Então, a percepção chega.
Se o professor havia julgado que ela havia roubado aquelas informações. O que impediria a polícia de imaginar que ela também estava envolvida na morte mais cedo? Afinal, se tudo o que lhe fora entregue pela pata de macaco estava tendo uma consequência terrível, o que impediria as consequências de seu não desejo de mais cedo? E como dando voz aos seus temores, Nanami ouve batidas na sua porta. Acreditando ser a polícia, a universitária entra em pânico e, voltando-se uma vez mais para o objeto místico, pede sua ajuda uma última vez.
A pata, é claro, atende ao seu pedido, mas não sem antes cobrar seu preço uma última vez:
Com a morte de Nanami, a pata retorna para a loja de Yuuko, onde é selada novamente p. E quando é pergunta por Watanuki sobre qual teria sido o destino da universitária, a bruxa se limita apenas a dizer que sua única certeza era de que o desejo final de Nanami certamente havia sido realizado.
xxxHolic e o porquê de você ter cuidado com aquilo que você deseja:
Então, como já mencionei lá em cima, este é um dos meus arcos favoritos de xxxHolic, e agora chegou a hora de começar a falar um pouco sobre o porquê disso.
Como venho dizendo desde o começo, aqui temos um exemplo maravilhoso do que seria uma narrativa típica de xxxHolic. Apesar da grande influência do sobrenatural e do místico que envolve todo o arco, é o peso das decisões do indivíduo o que realmente desencadeia os eventos da história.
Veja bem, durante toda a história, Nanami é avisada, tanto por Yuuko, quanto por Watanuki e Doumeki, dos riscos de se usar o objetivo místico mas, perdida demais em si mesma, a estudante opta por ignorar os avisos e seguir com seu rumo de ação, crente de que nada irá acontecer com ela. É esse excesso de confiança que trará a sua ruína.
Se você já é familiarizado com histórias de terror, ou mesmo com contos de fadas, esse é um tropo bem conhecido do gênero: o protagonista é avisado de algo - geralmente do que não deve fazer - mas, por n motivos, decide não dar ouvidos ao aviso que recebe, e, como consequência, termina sendo punido por sua própria imprudência.
Esse tipo de tropo, que eu gosto de chamar de Divisão de Punição Irônica (sim, esta é outra referência aos Simpsons) é bem recorrente nas histórias de terror, tendo inclusive sido observado por Stephen King como o cerne das histórias de EC Comics, que, apesar de violentas para usa época, traziam sempre um componente de punição/reforço da ordem moral vigente.
Isso, por si só , é uma tema bem interessante, uma vez que pode nos levar a questionar se o terror seria um gênero conservador. Ainda não acredito ter maturidade o suficiente para discutir esse tema, e, se fosse fazê-lo, o faria em um texto próprio, mas acho que valeria a pena lançar pelo menos a semente do que seria essa discussão:
Então, ao mesmo tempo que explora os medos e ansiedades de um povo e de uma época, o terror também trabalha no sentido da manutenção das regras e do status quo. E quando essas regras são quebradas, o mesmo passa, então, a ter um aspecto mais punitivo. Esse aspecto de punição só terminará quando o transgressor responder por seus atos, reequilibrando, de certa forma, o universo da história.
É claro que nem toda história de terror cairia necessariamente nesse caso, existindo autores e autores que não trabalham por essa linha, assim como também vão de encontro a mesma. Mas, como eu disse, esse é um texto para um outro momento.
Agora, de volta à xxxHolic.
Como estava dizendo, tudo o que acontece na história da pata do macaco acontece pelas próprias decisões de Nanami. Ela opta por permanecer com a pata, ela deseja que a mandala apareça em seu apartamento, ela pede que o relatório seja feito, sempre sem parar para pensar nas consequências que esses atalhos podem ocasionar. De fato, é só quando as consequências de seus desejos se tornam palpáveis, com o acidente na estação de trem, que podemos ou não discutir se foi um acidente, que a jovem começa a se questionar a respeito da sabedoria de suas ações, e apenas porque o acidente foi fatal. Sem isso, é muito provável que a estudante continuasse com seu modo de pensar.
E talvez seja aqui que o paralelo entre o arco de xxxHolic e o conto de Jacobs se torna mais interessante, uma vez que há uma clara divergência entre os rumos de ambas as histórias.
Pois, ainda que tenha começado com um grande interesse em ganhos pessoais, uma vez que percebe o papel da pata na morte de seu filho, o protagonista da história de Jacobs decide não usar mais o objeto, ciente de que todo e qualquer desejo por ele realizado lhe trará alguma consequência terrível. Tanto é que é apenas pela insistência da esposa que ele faz seu segundo pedido, e por medo que pede o terceiro. Em ambos os casos, porém, esses dois pedidos finais são feitos sem o intuito de um ganho pessoal direto. Já Nanami, por sua vez, passa toda a história pedido por ganhos pessoais e mesmo ao ver as consequências diretas de seus desejos, ainda recorre uma última vez à pata de macaco para tentar se salvar.
Como disse, xxxHolic sempre colocará muita importância no indivíduo, em sua agência, de modo que a história oferecerá sempre uma contrapartida à altura de suas ações e comportamentos. Assim, o caráter autocentrado e excessivamente confiante de Nanami só poderiam conduzi-la para o final que ela teve, mesmo com toda a intervenção e ajuda dos demais personagens. Assim, na saga da bruxa dimensional, tanto a salvação quanto a perdição se encontram nas mãos de cada um de seus clientes, e este arco é uma prova contundente dessa filosofia, sendo a mesma um conto de aviso sobre os riscos do excesso de confiança e do ego.
Quanto à arte, temos aqui também um exemplo magistral da arte série, em particular no modo como xxxHolic usa bem do contraste entre claro e escuro.
Da primeira aparição do relicário, um objeto branco sobre um fundo escuro, rodeado pelas névoas onipresentes, ao aviso de Yuuko, que você pôde ver acima, esse jogo de contrastes se faz presente, construindo a atmosfera da história que temos diante de nós, e demarcando claramente as áreas de atuação de cada entidade.
Porque, veja bem, aqui, o preto e o branco exercem funções bem interessantes, cada um demarcando os campos do real e do místico, um jogo bem frequente em xxxHolic. Veja no caso do relicário (imagem abaixo), ainda que o objeto seja algo material, o mesmo está tão entranhado nos domínios da magia que aparece sobre um fundo negro, o que o destaca das demais informações de página.
Esse mesmo jogo de preto e branco aparece ao longo de todo o arco, seja no já mencionado momento do aviso de Yuuko, seja na própria aparência da pata, mas alcança seu ápice, na minha opinião, em 3 momentos bem emblemáticos para a narrativa.
O primeiro, é quando Nanami se encaminha em definitivo para o seu destino final, não ouvindo as palavras de Watanuki e Doumeki e acreditando estar acima do destino e das consequências de suas ações, onde a jovem aparece mergulhada no fundo escuro, que demarca a queda que está por vir.
O segundo, é no próprio acidente de trem, onde temos a sobreposição do sangue (escuro) contra o branco das roupas da jovem que, de modo sutil, simboliza o começo da sua queda, quando o sobrenatural irrompe em sua vida para fazer com que a jovem comece a lidar com as consequências de suas ações.
Por fim, temos o clímax deste arco de xxxHolic, quando Nanami, em desespero, pede que a pata resolva todos os seus problemas, ao que é imediatamente respondida pelo objeto, que se volta contra sua dona e a estrangula., fazendo com que o branco e o negro se entrelacem, antes de vermos a jovem, agora nada mais do que uma silhueta negra, desaparecendo no chão de seu apartamento.
Assim, não é sem exagero que digo que xxxHolic é sempre um exemplo perfeito do que seria a arte sequencial, sendo uma fusão perfeita de texto e imagem unidos em prol da narrativa.
*****
Pois bem, falar sobre xxxHolic é sempre um prazer, e espero ter conseguido apresentar um pouco mais sobre os motivos que me fizeram me apaixonar pela série e por este arco em particular.
Mas importante, espero ter conseguido mostrar o porquê de ser preciso ter cuidado com aquilo que pedimos. Afinal, desejos sempre podem se realizar, mas a verdadeira pergunta que você deveria fazer é: a que preço?
Continuando com nossa programação de Halloween, espero trazer no próximo artigo uma breve apresentação sobre um certo mestre das artes místicas e seu encontro com entidades inomináveis de horror cósmico.
Até lá = )
Recomendações:
Então, ao longo do artigo eu mencionei uma série de livros, como o Dança Macabra e algumas antologias. Abaixo, separei os links pelos quais você pode adquirir estes livros através da Amazon. Lembrando sempre que, ao comprar pelos links, você vai estar dando uma grande força para o site, me ajudando a produzir mais materiais como este. Então, desde já, meu muito obrigado ˆˆ
Dança Macabra - Stephen King
Antologia da literatura fantástica - Seleção de Jorge Luís Borges, Silvina Ocampo,
Contos de Horror do Século XIX - Seleção de Alberto Manguel
Referências:
Contos que Valem a Pena - A pata do macaco, de W.W.Jacbos
Dissidência Pop - xxxHolic: Kochou NO Yume Illustration Art Works. Quando a CLAMP encontra a Art Nuveau.
Fora do Plástico -JBC anuncia dois mangás do Clamp
Galeria da Meia-Noite -Os peixes de gyokoo e a criação do efeito de estranheza em uma obra
JBC - Perfil Clamp
XXXholic Fandom
Youtube - 21º Colóquio (parte 1) - Mangás do grupo CLAMP: processo criativo e a publicação no Brasil, apresentação da dissertação de mestrado de Maiara Heleodoro
Comments