top of page
  • Foto do escritorLucas Freitas

Giro Catarse - Projetos em aberto - Outubro I

O primeiro vampiro da literatura britânica, contos de mistério e terror e um encontro inusitado entre Lovecraft e Agatha Christie no primeiro Giro do mês de Outubro no Catarse


Mosaico capas

Dando início ao melhor mês do ano, já trago aqui 3 projetos que combinam maravilhosamente com os ares sinistros do mês das bruxas. Vamos lá?


  • O Vampiro de John William Polidori:


O Vampiro - Capa

Iniciamos hoje com o projeto que busca trazer a segunda edição do livro O Vampiro. Lançado pela primeira vez em comemoração ao conto de John William Polidori (1795-1821), o livro da Editora Clepsidra e do Aetia, traz não apenas a narrativa original de Polidori, como também uma coleção de material complementar riquíssima, reunindo não apenas posfácios, como também resenhas do conto publicadas na época de seu lançamento, cartas e trechos do diário tanto de Polidori quanto de Percy Shelley (1792-1822), além de contos e peças influenciados pela obra em questão.


Segue aqui a apresentação do projeto:


(...)Trata-se do primeiro conto britânico de vampiros, além de ser a primeira obra a apresentar um vampiro (masculino) na prosa do Reino Unido, e o fato de o sanguessuga ser uma caricatura do poeta Lord Byron, somado ao fato de a narrativa ter sido atribuído de forma oportunista a ele, fez com que sua publicação se tornasse um fenômeno internacional, resultando no primeiro grande protótipo vampírico da literatura: o vampiro byroniano e aristocrático, cuja linhagem envolve também Clarimonde, Azzo, Varney, Carmilla, Drácula etc.
Grosso modo, Lord Ruthven foi para os vampiros do século XIX o que Drácula representou para os vampiros do século XX, e este livro reúne os inúmeros documentos e obras que registram a trajetória desse legado.
Além de incorporar informações recentes e ampliar o prefácio e um dos apêndices, teremos nesta nova edição mais dois roteiros dramáticos (um da França e um da Itália). Esses incrementos podem ganhar reforços adicionais via metas estendidas (confira listagem abaixo).
Gostaríamos, dessa forma, de convidá-los a conhecer esse projeto. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse trabalho, agora é a hora de adquiri-lo mais detalhado do que nunca.

Nesta segunda edição, a Clepsidra e a Aetia buscam expandir os conteúdos presentes na primeira edição, trazendo, por exemplo, as peças francesas e italianas do conto, além de apresentar prefácio e posfácio atualizados e expandidos.


Para conhecer mais sobre esse projeto, você pode visitar a página do mesmo no Catarse, em: O Vampiro - Segunda edição


  • Revista Mystério Retrô #15:


Capa Mysterio Retro #15

Além da Clepsidra, temos também um outro nome conhecido aqui, desta vez é o da Revista Mystério Retrô, que se encontra em período de captação para o lançamento da sua edição de número 15.


Abaixo, você pode conferir os contos e artigos que estão presentes nesta nova edição da revista, assim como seus respectivos autores:


Conteúdos - RMR #15

Como destaque dessa edição, temos o artigo A Profaníssima Trindade do Terror, de Renato Dutra, artigo que aborda os 3 filmes de terror que giram em torno de crianças malditas - A Profecia (1976) , O Bebê de Rosemary (1968) e O Exorcista (1973), sendo a inspiração da capa desta edição, feita por Schleiden Nunes Pimenta.


Para conhecer mais sobre o projeto, é só visitar a página do mesmo no Catarse, em: Mystério Retrô #15


  • Horror no Expresso do Oriente:

Horror no Expresso do Oriente capa

Encerrando o nosso primeiro giro do mês de Outubro, temos o projeto Horror no Expresso do Oriente, uma aventura para o Chamado de Cthulhu, famoso sistema da Chaosium Inc., lançado pela Editora New Order.


Lançada originalmente em 1991, essa premiada campanha do RPG é uma versão atualizada, trazendo não só novos cenários - ambientados em diferentes épocas - como também várias alterações nas histórias dos persongens, contando além com um final alternativo ensaios que abordam as questões do porte de armas na Europa no início do século XX e o preço das passagens de trem, assim como curiosidades históricas do período.


O projeto é dividido em dois volumes, sendo eles:


Volume 1 - De Londes aos Alpes:


O primeiro volume traz tudo que o Guardião precisa para, não apenas guiar os investigadores através dos cenários, mas também para ambientá-los apropriadamente. Dos componentes de um trem (nunca se sabe o que um jogador pode tentar, né?) às possíveis rotas de viagem aérea na Europa dos anos 20, o Volume 1 fornece todo material necessário e ainda indicações de leitura e filmes para inspiração.
A aventura começa em Londres e no meio da neblina densa um chamado chega até os investigadores. Isso os leva até Paris e, de lá, eles embarcam no expresso que cruza os Alpes e faz uma parada em Milão, na Itália. Em meio a isso o Guardião tem a opção de fazer flashbacks com os jogadores e situá-los no papel de outros investigadores em décadas anteriores aos acontecimentos da aventura. Esses e outros cenários ambientados no passado e no tempo presente estão espalhados através dos Volumes 1 e 2 para serem jogados como parte da campanha ou como aventuras únicas.

Volume 2 - Da Itália até Constantinopla:


Depois de Milão, o próximo destino dos investigadores é a Cidade das Máscaras, Veneza. O terceiro livro abre com um cenário de nome sugestivo: Morte (e Amor) em uma Gôndola – referência ao clássico de Thomas Mann “Morte em Veneza”. A última parada em solo italiano acontece em Trieste. Lá os investigadores têm a oportunidade de encontrar pistas cruciais sobre o Simulacro Sedefkar. De Trieste o Expresso parte novamente para Zagreb, na Croácia, onde sonhos e realidade podem acabar se confundindo. Destacamos também o cenário ambientado em Beograd (Belgrado), capital do então Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Uma vez ali a trama aponta para um vilarejo que possui apenas 800 habitantes mas segredos suficientes para uma eternidade.
De Belgrado vamos para a Bulgária. Situada no meio da Península Balcânica, a cidade de Sofia – capital da Bulgária – recebe nossos investigadores para o início do desfecho. Ao fim desse cenário, a aventura como um todo pode tomar rumos muito distintos de acordo com as escolhas feitas pelos personagens.
Independente da escolha feita, o livro oferece um olhar no tempo presente: Istambul, 2013. Já no século XXI, os investigadores do nosso tempo devem lidar com as repercussões do que aconteceu ao longo da aventura passada.
Por fim, o Volume 2 ainda oferece um extenso guia com informações para Guardiões e grupos adaptarem as mecânicas e estatísticas da Sétima Edição para as edições anteriores.

Para conhecer mais sobre esse projeto, você pode acessar a página: Chamado de Cthulhu - Horror no Expresso do Oriente

Comments


bottom of page