top of page
  • Foto do escritorLucas Freitas

Giro Catarse - Projetos em aberto - Julho I

Atualizado: 31 de jul.

Contos de terror e mystério, histórias de bastidores e estudo de cultura pop no primeiro giro de Julho do Catarse.


Mosaico com capas dos projetos do Catarse

Retornando com mais um giro de projetos do Catarse, trago hoje uma seleção bem interessante de materiais, que vão de mais uma edição de uma velha conhecida, até materiais que, apesar de falarem sobre quadrinhos, seguem uma linha bem diferente um do outro.


Vamos lá?


  • Revista Mystério Retrô n.18:


Capas da edição 18 da Revista Mystério Retrô e da novela A Caixa de Ametista em período de apoio no Catarse

Começamos esta nova edição. de nosso giro com uma velha conhecida, a revista Mystério Retrô que, aliás, não vem sozinha.


Pois, além da edição de número 18, a revista também traz, em sua nova campanha, a novela A Caixa de Ametista, da escritora norte-americana Anna Katharine Green (1846 -1935), uma precursora do romance policial moderno e influência para autores como Sir Arthur Conan Doyle (1859 - 1930) e Agatha Christie (1890 - 1976).


Abaixo, você pode conferir uma breve sinopse sobre a novela:


Capa de A Caixa de Ametista em período de apoio no Catarse

A Caixa de Ametista é uma noveleta de mistério, em torno do desaparecimento da joia em uma festa de casamento da badalada alta sociedade americana de 1905.
Anna Katharine Green, uma precursora do romance policial moderno, foi traduzida para o Brasil em sua principal obra - The Leavenworth Case - com O Mistério da Quinta Avenida, por Cláudia Lemes para a Monomito Editorial. Foi o primeiro passo para o resgate da obra de tão significativa autora, considerada Mãe do Romance Policial, influencidadora de Arthur Cona Doye e Agatha Christie.
Essa nova tradução de um de seus títulos, vem para demonstrar como era uma história vitoriana, cheia de suspiros, exagerado código de conduta, mas mesmo assim, uma deliciosa leitura.
Quem teria roubado a caixa de ametista e seu terrível conteúdo: um frasco com uma gota do veneno mais letal do mundo? Sinclair e seu amigo Walter precisam descobrir e evitar que suas amadas Gilbertine e Dorothy se vejam em uma enrascada. Tudo se complica quando a tia megera das duas morre em circunstâncias suspeitas.
Tamanho 14X21 - 99 páginas papel pólen 80.

Capa da revista Mystério Retrô #18 em período de apoio no Catarse

Quanto à revista em si, a nova edição traz contos de Joyce Maravilha, Lailton Garcia, Renata Madeo, Lorna Rodrigues, Cyro Baylão, Daniela Matos Omnis, Felipe Priori, Nicolas Irurzun, Marcus Vinícius de Melo Araújo, Nicolas Rosa, Athos Silva, André Albuquerque e Vincento Hughes.


E isso, claro, além dos artigos já tradicionais da revista.


Para saber mais sobre o projeto, você pode visitar a página oficial do mesmo no Catarse:


Revista Mystério Retrô n.18 - Link do Catarse


Lembrando que faltam 17 dias para o fim da campanha do mesmo no Catarse, então corre lá para garantir o seu exemplar!


Para conhecer mais sobre a revista Mystério Retrô e seus trabalhos, você pode também acompanhar seu site oficial e seu perfil no Instagram:


Revista Mystério Retrô - Site Oficial

Revista Mystério Retrô - Perfil do Instagram (@revistamysterioretro)



  • A História Secreta da Image Comics:


Capa de A História Secreta da Image Comics em período de captação de apoio no Catarse

No segundo projeto deste Giro do Catarse, temos a primeira aparição da editora Heroica por aqui.


Fundada pelo editor Manoel de Souza, a Heroica é uma editora especializada em quadrinhos, no geral, focando em seus aspectos históricos em belos trabalhos jornalísticos, como é o caso de O Império dos Gibis, primeiro trabalho da editora. Escrito em parceria pelo Manoel de Souza e o jornalista Maurício Muniz, que aborda a história da publicação de quadrinhos do grupo Abril, um dos grandes nomes da história editorial brasileira.


Ainda assim, desde 2022 a editora passou também a se dedicar à publicação de quadrinhos, unindo assim as duas pontas dessa mídia.


Nesse novo projeto, o jornalista Maurício Muniz traz a história da Image Comics, editora independente fundada nos anos 1990 pelas grandes estrelas dos comics na época - Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Erick Larsen, Marc Silvestri, Whilce Portacio e Jim Valentino - que decidiram abandonar as grandes editoras em prol de seus direitos como artistas.


Pelo menos, essa era a ideia.


Pois, ainda que tenham ocasionado um grande impacto tanto no campo da arte quanto no consumo de comics, a Image não ficou livre de problemas:


Brigas internas, atrasos nos lançamentos, séries inacabadas, calotes em pagamentos, concorrência entre os fundadores, egos inflados e todo tipo de drama levaram a Image por caminhos tortuosos. E esses bastidores escabrosos envolveram até renomados quadrinhistas como Alan Moore, Neil Gaiman, Peter David e John Byrne.
Em pouco tempo, ninguém sabia dizer se os criadores da Image eram grandes heróis dispostos a lutar pela evolução dos quadrinhos a qualquer custo... Ou verdadeiros vilões, responsáveis pelo declínio de qualidade do mercado e pela falência de várias lojas nos Estados Unidos.
Essa história de sangue, suor e nanquim é destrinchada em HERÓIS E VILÕES: A HISTÓRIA SECRETA DA IMAGE COMICS, o novo livro do jornalista Maurício Muniz (coautor do premiado O Império dos Gibis).

Para saber mais sobre o projeto, você pode visitar a página oficial do mesmo no Catarse:


A História Secreta da Image Comics - Link do Catarse


Lembrando que faltam 48 dias para o fim da campanha do mesmo no Catarse.


Para conhecer mais sobre a editora Heroica  e seus trabalhos, você pode também acompanhar seu site oficial e seu perfil no Instagram:


Editora Heroica - Site Oficial

Editora Heroica - Perfil do Instagram (@editoraheroica)



  • Cultura Pop e a História:


Capas dos livros do projeto Culutra Pop e a História em período de captação do Catarse

Encerrando o nosso primeiro Giro do Catarse de Julho, temos também uma estreia - e também uma dedicada a falar sobre quadrinhos.


No projeto Cultura Pop e a História, temos 3 livros organizados pelo Coletivo de Pesquisa SHAZAM. Fundado em 5 de novembro de 2021 pelos historiadores Mario Marcello Neto, Felipe Radünz Krüger e Artur Lopes Filho, o coletivo tem o intuito de produzir obras que contribuam para a consolidação dos estudos de cultura pop no Brasil, além de buscar a atuação como referência - nacional e internacional - no tema, através da publciação de artigos, organização de livros e ministração de cursos.


Assim, é com base nesse princípio que temos os livros Batman e a História, Grant Morrison e a História e Alan Moore e a História.


Em Batman e a História, temos artigos que abordam não apenas as diferentes fases do personagem, como também sua incursão nas mais variadas mídias (quadrinhos, cinema, animação) além de diversas análises teóricas sobre as abordagens e representações do Cavaleiro das Trevas.


Já em Grant Morrison e a História, assim como em Alan Moore e a História, o foco dos artigos recai sobre esses dois grandes nomes dos quadrinhos contemporâneos, abordando seus trabalhos, fases, temas e impactos na cultura dos comics no geral.


Entre os autores de destaque presentes nos livros, temos Slavoj Zizek, Alessandro Garcia da Silva, Fábio da Luz, Márcio dos Santos, Amadeo Gandolfo, Felipe Cazelli, Érico Assis, Elbert Agostinho e Gazy Andraus.


Para saber mais sobre o projeto, você pode visitar a página oficial do mesmo no Catarse:



Lembrando que faltam 54 dias para o fim da campanha do mesmo no Catarse.


Para conhecer mais sobre o Coletivo Shazam  e seus trabalhos, você pode também acompanhar seu site oficial e seu perfil no Instagram:


Coletivo Shazam - Site da Dokan Editora

 Coletivo Shazam - Perfil do Instagram (@shazam.coletivodepesquisa)



E por hoje é só!

コメント


bottom of page