top of page
  • Foto do escritorLucas Freitas

Giro Catarse - Projetos em aberto - Janeiro

No primeiro Giro Catarse do ano, uma seleção literária que vai do curioso e absurdo das inusitadas situações do mundo real, a um belo passeio pelo universo do terror.


Capas_Projetos


Iniciando o nosso Giro Catarse de 2024, temos um Giro 100% literário, trazendo fantasia, terror e o curioso relato do legado de um grande escritor. Vamos lá?


  • O Ninho do Terror, de Gregory A. Douglas:


O_Ninho_do_Terror_Capa

Iniciando nosso post, temos a primeira aparição - que espero que seja a primeira de muitas - da Tai Editora por aqui.


Nesta campanha, a editora traz para o Brasil o primeiro volume da coleção Paperbacks From Hell, projeto idealizado pela editora norte-americana Valancourt Books, que busca recuperar os best-sellers de clássicos de terror originalmente publicadas nas décadas de 1970-1980, tudo isso com um projeto gráfico vintage para remeter aos paperbacks - uma modalidade de livro mais barata existente lá fora - dessa época.


A série da Tai, inicia com o livro O Ninho do Terror, de Gregory A. Douglas, pseudônimo do escritor e compositor Eli Cantor (1913-2006), livro esse que foi adaptando para o cinema em 1988 pela lenda do cinema de terror Roger Corman.


Abaixo, você pode conferir a sinopse do livro:


Era apenas um depósito de lixo comum na pacífica ilha de Yarkie. Ninguém imaginou que as condições eram perfeitas para a procriação, que o lugar se tratasse de um útero quente, fétido, úmido e com comida tão abundante. Então foi feita uma mudança no controle de venenos, resultando em uma imprevisível mutação: baratas mutantes gigantes. Elas agora estavam estão prontas para deixar seu ninho – em busca de carne humana!

Como apresentando pela Tai Editora na página do projeto, a coleção terá o formato brochura, capa cartão com orelhas, 14 x 21 cm, laminação fosca e papel especial, que proporciona maior conforto na hora da leitura, mantendo o aspecto vintage, com as capas originais, para a experiência de imersão estar mantida.


Além do romance em si, a edição contará também com os textos introdutórios de Grady Hendrix e Will Errickson, ambos especialistas na literatura de terror do período.


Para conhecer mais sobre o projeto, você pode acessar a página do mesmo no Catarse, em:



E se você ficou curioso sobre esse gênero em particular, você pode conhecer mais do trabalho de Will Errickson, recomendo o blog do autor, o Too Much Horror Fiction:



E do Grady Hendrix, no livro Paperback from Hell: The Twisted History of '70s and '80s Horror Fiction, na Amazon em:



Lembrando sempre que, quando você compra por aqui, você está dando uma força para este humilde escritor ; )


Franz Kafka - Testamento:



Capas_Kafka_Testamento

E no segundo projeto de nosso Giro, temos a inusitada história do testamento de um dos maiores autores da literatura contemporânea Franz Kafka (1883-1924), trazido até nós pela Editora Ex Machina.


Autor de obras como A Metamorfose e O Processo, Kafka criou um estilo narrativo onde o absurdo se infiltra no cotidiano, sendo prontamente assimilado e dado como algo corriqueiro. No entanto, ao invés da sensação de maravilhamento que muitas vezes encontramos na literatura fantástica, o autor tcheco produziu obras onde esse absurdo se insere como algo opressivo, violento e aterrador, muitas vezes vindo de instituições de ordem - como empresas, instituições públicas e a própria família - para aqueles que são suas vítimas, em cenários que não oferecem explicação ou lógica, sendo um retrato bem curioso do sentimento de alienação da sociedade do começo do século XX - e que, verdade seja dita, perdura até os dias de hoje.


No entanto, muitos trabalhos do autor, como O Castelo (1926), e O Processo (1925) só chegaram a ser publicados de modo póstumo, e isso contra a vontade do autor. Sim, pois em seu testamenteo, Kafka pediu para que seu amigo, Max Brod (1884-1968), queimasse e destruísse todos os rascunhos, cartas e diários do autor após a sua morte, e é essa história que vamos ver em Kafka - Testamento.


Ou, mais especificamente:


Este livro examina os dois bilhetes testamentos de Kafka, escritos num intervalo de cerca de um ano, endereçados a Max Brod, mas nunca enviados. São dois documentos singulares em sua proposta, em sua forma e, claro, nas consequências que tiveram ao não serem atendidos. Todos os textos foram cuidadosamente traduzidos por Felipe Vale da Silva e são acompanhados por comentários detalhados, imprescindíveis à compreensão dos contextos.

Entre os textos inéditos em português, o livro trará:


  • O Poeta Franz Kafka, de Max Brod (artigo);

  • O espólio de Franz Kafka, de Max Brod (artigo);

  • Conversações com Kafka, de Gustav Janouch (trechos de livro de memórias);

  • Cartas de pessoas notáveis, de Milena Jesenská (artigo);

  • Obituário de Franz Kafka, de Milena Jesenská;


Não só isso, o tradutor da obra, Felipe Vale da Silva, organiza fragmentos dispersos ao longo do diário de Kafka, reconstruindo, assim, um conto originalmente sem título, mas que será chamado no volume de Na ferrovia de Kalda.


Para conhecer mais sobre o projeto, você pode acessar a página do mesmo no Catarse, em:




Bem, e esses foram os projetos de hoje. Até a próxima!




コメント


bottom of page