top of page
Foto do escritorLucas Freitas

Giro Catarse - Projetos em aberto - Fevereiro

Contos folclóricos, e de espada e feitiçaria no primeiro Giro Catarse de Fevereiro


Capas_Mosaico_Fevereiro


Começando o mês de com uma seleção de projetos. No Giro Catarse - Fevereiro, temos um belo projeto que reúne contos folclóricos de um povo ainda pouco conhecido e lido por aqui, além de uma antologia de Espada & Feitiçaria.


Então, vamos lá:


  • Noites de Hokkaidô - Relatos, contos e Lendas Locais:


Capa_Noites_de_Hokkaidô

Em Noites de Hokkaidô, temos a volta da Labora Livros ao nosso Giro, dessa vez com um livro de contos e lendas do povo ainu.


Para quem não sabe, os ainu são um povo originário localizado majoritariamente no norte do Japão, com a maior concentração dos mesmos sendo na ilha de Hokkaidô, possuindo não só uma língua própria, como também suas próprias tradições e lendas.


E é sobre essas lendas e histórias que trata o novo livro da Labora Livros, todos reunidos por Mashiho Chiri (1909-1961), linguista e antropólogo responsável por um importante trabalho de conscientização e divulgação da cultura ainu - sendo ele, inclusive, o primeiro ainu a ingressar e se formar em uma universidade.


Abaixo, você pode conferir mais sobre o livro:


Muito antes dos japoneses habitarem o extremo norte do Japão, uma grande ilha conhecida por seu clima rigoroso e uma natureza abundante (e por vezes gigante) já era lar de um povo muito antigo.
Os Ainu têm relatos incríveis sobre sua terra natal que podem ser curiosos, engraçados e também assustadores.
As narrativas ainu têm vários nomes; algumas das que são feitas em casa entre família ou mesmo entre as pessoas do kotan (aldeia/vila), muitas vezes ao redor do fogo, são chamadas uwepekere, o que podemos traduzir a grosso modo como "contos populares".
Dessa forma, foram selecionados dois grupos de uwepekere recolhidos pelo etnólogo e nativo ainu Mashiho Chiri. São eles o Ezo obake retsuden (histórias sobrenaturais de Ezo) e o Anoyo no iriguchi (passagem para o outro mundo).
Entre essas narrativas, temos histórias de fantasmas, kamuy, heróis populares e mitos misturadas com alguns relatos populares de lugares e coisas, além de uma ou outra anedota típicas.
Todo o texto conta com preciosas notas feitas por Mashiho, que nos permitirão compreender mais da cultura Ainu.

Você pode conferir mais do projeto, assim como apoiá-lo, na página oficial do mesmo, em:




  • Espada e Feitiçaria:


Capa_Espada&Feitiçaria

E em sua primeira aparição em nossos Giros, temos aqui o projeto da Tábula Editora - Espada e Feitiçaria, uma revista que reúne não só contos, mas também HQs inspiradas nesse gênero.


Para quem não conhece esse gênero, aqui vai um breve resumo:


Cunhado em 1961, o termo Espada & Feitiçaria (Sword & Sorcery, no original) designa um subgênero da fantasia cuja criação é atribuída ao escritor norte-americano Robert E. Howard (1906-1936), famosos como criador de personagens como Conan, O Bárbaro nas revistas pulps dos anos 1920, como a Weird Tales.


Nesse subgênero, temos algumas características bem marcantes: como o foco em ação, a presença de protagonistas que se afastam da figura do herói tradicional da fantasia e começam a se aproximar cada vez mais da figura do anti-herói, a presença de um mundo hostil e violento, onde apenas a força e a habilidade podem garantir a sobrevivência dos personagens. No campo da magia, temos não só a presença da mesma de uma forma constante, ainda que a mesma seja praticada por apenas um pequeno grupo de feiticeiros, o que torna sua presença e atuação uma fonte de mistério e medo para aqueles que não a dominam, como também uma aproximação quase que científica da mesma, afastando-a, assim, das interpretações mais místicas e sobrenaturais.


Claro, esse é apenas um resumo bem grosseiro de algumas características do gênero - que pode sim virar um artigo aqui no nosso site ; )


Ao todo, a revista contará com 5 HQs e 25 contos, tendo, inclusive um conto deste que vos escreve nela. Não só isso, a Espada & Feitçaria está sendo editada pelo Marco Antônio Collares, um dos maiores especialistas do gênero e cocriador do maior perfil de Espada & Feitiçaria do Brasil: Fórum Conan.


Para saber mais sobre o projeto, você pode acessar a página:



Para conhecer mais sobre o trabalho do Marco Antônio Collares, você pode visitar o Fórum Conan em:



Agora, se você quer conhecer mais do gênero Espada & Feitiçaria diretamente na fonte, separei estes materiais lá da Amazon para você iniciar sua leitura:






Lembrando que, ao realizar sua aquisição pelos links, você estará dando uma grande força aqui para a Galeria da Meia-Noite.


E por hoje é só !


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page